domingo, 21 de março de 2010

Missão número um cumprida



Minha principal obrigação em Paris era passar em frente da casa onde morou Villa-Lobos e tirar uma foto. Assim o fiz.

É só ir para o lado direito (de quem olha) desse prédio na Praça Saint Michel, que está voltado para o Rio Sena, e ir ao número treze - logo após toldos dos cafés.

Peguei o endereço no livro Viver sua música, de Gilberto Mendes, e ainda no Brasil saí procurando o lugar pelo Google Street View.

Ao chegar na casa, tirei as fotos das placas que tinha lá, a que fala de Villa-Lobos e outras duas. Então fiquei esperando alguém passar para pedir que tirasse uma foto minha (o lugar é muito movimentado), mas aí dei azar e não passava ninguém.

Veio uma garota e teve a boa vontade de me prestar o favor, mas sabemos que a possibilidade de as pessoas nessa ocasião não terem noção fotográfica é grande. Dito e feito, por duas vezes ela cortou a placa, como vocês podem ver (numa terceira, deu certo, mas eu estava gesticulando pra ela pedindo que tomasse cuidando com o dedo na frente da lente).


Agradeci a boa vontade, mas daí me virei sozinho mesmo.


Espero que agora esse marco vire ponto de peregrinação dos músicos brasileiros.

Como bem disse Gilberto Mendes, na placa não há menção do país de origem de Villa-Lobos, reconhecimento espontâneo que os franceses não tem por qualquer um.

Nenhum comentário: