sábado, 20 de março de 2010

"Depende de meu humor"

Não durou nem duas horas minha curiosidade* (eu também não deixo passar batido).

Após sair do balcão para tirar um café para uma hóspede, e após essa hóspede sair do hotel para tomar café e fumar, perguntei ao camarada (o recepcionista) sobre o fato de ele me ter respondido que não falava inglês.

Ele me deu a resposta acima (e eu disse comigo mesmo: "Ah, danado").

Aí eu falei: "Isso não é só seu, é cultural: quase todo francês que fala inglês tem essa resistência". Ele retrucou explicando que os franceses não são muito de aprender outros idiomas, que a gramática francesa é difícil, que eles são melhores nas ciências exatas etc. etc.

Bem, não me convenceu. Ainda vou inquirir outros franceses colocando sutilmente o dedo na ferida.

***

* "Carlos, por que você está esse tempo todo blogando em lugar de estar aproveitando a viagem?" Estou me poupando para caminhar o dia todo amanhã, já que conquistei em Lisboa os primeiros calos nos pés. Gostaria de aproveitar o passeio durante pelo menos doze horas por dia, mas com toda a boa vontade só rendo oito horas caminhando (como gosto de fazer).

Um comentário:

Cláudio Córdula disse...

O que eu percebo é que o estudo de lingua estrangeira aqui na frança é uma bosta, assim como o nosso. Estuda-se outro idioma durante todo o periodo escolar e não aprendem, alem de que eles tem uma dificuldade terrivel de pronunciar outros idiomas pois o sotaque deles é muito forte (um pouco como os espanofonicos).
Logico que existem excessões, mas o frances medio, que nao fez faculdade não costuma falar outro idioma.