quarta-feira, 18 de junho de 2008

Hrvatska!

Alguns sabem que eu tenho uma estimada (e cobiçada) camisa da Croácia. Levei-a pra Europa - com certo receio de ser confundido com um larápio, porque é o que os europeus do oeste pensam dos que vêm do leste - mas foi uma beleza.

No segundo albergue onde fiquei em Viena (o primeiro duplicou o preço dos quartos por conta da Eurocopa e eu precisei ficar uma noite a mais do que a previsão inicial), um dia antes da estréia da Croácia contra a Áustria, quase que só tinha croata.

Três deles me viram com o notebook (a conexão lá era beleza, diferente daqui da minha escola em Florença, onde houve alguma incompatibilidade de confirguração) e me pediram pra transferir uma fotos de uma câmera para um iPod de um deles. Pois aproveitei pra fazer amizade com o grupo e mostrei a camisa quadriculada que levava na bagagem, explicando minha simpatia pelo país de Suker, ainda que eu não saiba uma palavra de servo-croata.

Pois o dono do iPod, chamado Hrvoje (diz-se "Ervôie"), ficou tão meu amigo que meu presenteou com uma cerveja. No geral, eram gente fina, embora haja alguns visíveis desordeiros - coisa infelizmente trivial nas torcidas.

Foi igualmente inesquecível testemunhar a Invasão Croata de Viena. No dia em que falei pra equipe da Record, uma sexta, não tava o menor clima de Eurocopa e mal havia um torcedor uniformizado na rua. No sábado tudo mudou: a partir do primeiro momento em que vi um "quadriculado", o branco misturado com vermelho só cessou quando meu ônibus deixou a rodoviária, no domingo dia 8.

Mais de 50 mil croatas, segundo os jornais de Viena. Um episódio muito bonito e inédito por lá.

Só vesti a camisa croata uma vez na Irlanda e ontem em Florença; em Dublin nada de mais, mas em Florença impossível me esquivar dos olhares. Teve quem passasse do meu lado gritando "Ilic!" e outros "Forza, Croazia!". Pelo menos finalmente fui confundido com um europeu dentro da Europa, porque quando abro a boca não dá pra esconder meu "latin accent" (sotaque latino) em inglês.

Fiz bem em não levar a da Romênia, porque há muitos ladrões romenos na Irlanda e eles também não são benquistos aqui na Itália.

Nenhum comentário: